O lugar errado te faz sentir inadequada.
O problema é realmente você?
Paloma O. Anaya
2/27/20251 min read


A história do patinho feio é uma metáfora poderosa para quando estamos no lugar errado e nos sentimos inadequados, sem valor. Assim como o patinho, que cresceu entre patos, enxergamos a nós mesmos pelos olhos daqueles ao nosso redor. Ele se via feio, estranho, porque não era um pato de verdade. Da mesma forma, quando estamos em um ambiente que não valoriza nossas qualidades, opiniões e jeito de ser chegamos a acreditar que algo está errado conosco.
Mas tudo muda quando o patinho se transforma em cisne e, finalmente, encontra o seu lugar, encontra outros cisnes. Nesse novo ambiente, ele não apenas se vê como realmente é, mas também descobre que suas qualidades, antes de vistas como defeitos, são apreciadas e valorizadas, que seu jeito não tem nada de esquisito ou que sua visão de mundo não é absurda.
O que antes era visto como um um problema, tanto entre os patos como para o patinho feio/cisne, na verdade, só estava fora de contexto, em um lugar que não podia considerar seu verdadeiro valor, em um lugar onde a única lente que se tinha era a de pato. Assim, a lição é clara: às vezes, não somos nós que não temos habilidades, qualidades que são consideradas inferiores, mas sim o ambiente que só consegue enxergar por uma única lente.
As qualidades que temos podem parecer "feias" ou "estranhas" em alguns contextos, mas em outros, elas são justamente o que nos faz brilhar. As vezes passamos a vida nos sentindo e nos vendo como o patinho feio, mas quando nos permitimos transitar por novos lugares e romper vínculos que nos adoecia, conseguimos nos enxergar como um lindo cisne e viver bem entre os cinêis.
